sábado, 28 de agosto de 2010

Lesão Celular Irreversivel

As células do nosso organismo devem ser mantidas em condições constantes no que diz respeito à temperatura, irrigação sangüínea, oxigenação e suprimento de energia (homeostase).
Pequenos desvios nestas condições podem ser tolerados, dependendo do tipo da célula atingida, por períodos variáveis de tempo, sem prejuízo da sua função e sem alterações estruturais.
Caso a mudança nas condições do ambiente celular seja um pouco mais intensa ou prolongada, podem ocorrer alterações adaptativas como hiperplasia, hipertrofia, atrofia.
Agressões mais intensas ou prolongadas podem levar a alterações celulares reversíveis como a esteatose. Estas alterações são chamadas reversíveis pois caso o estímulo agressor seja retirado ou cesse, as células retornam ao seu estado normal, funcionalmente e morfologicamente. 
Caso o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular irreversível, culminando com a morte da célula.

Lesão Celular Reversivel

As alterações celulares reversíveis são assim chamadas pois permitem que a célula lesada volte a ter aspecto e função normais quando o estímulo agressor é retirado.
Ocorrem sob diversas formas, dependendo do tipo, duração e intensidade da agressão e do tipo de célula lesada e do seu estado metabólico. Os dois principais tipos de lesão celular reversível são o edema celular e a esteatose.
O edema celular (anteriormente conhecido como tumefação turva e degeneração hidrópica) ocorre quando a célula agredida acumula água no seu citoplasma.
Macroscopicamente o órgão acometido por este distúrbio geralmente aumenta de peso e tamanho, torna-se pálido e mais túrgido.
Microscopicamente observamos aumento de volume das células, que se apresentam menos coradas (mais pálidas) e ocasionalmente apresentam vacúolos nos seus citoplasmas.
O edema celular é mais frequentemente visto nas células tubulares renais e nas células musculares cardíacas de pacientes com distúrbios hidro-eletrolíticos.

Quando há acúmulo de gordura no citoplasma das células parenquimatosas de um órgão, ocorre a esteatose.


Macroscopicamente o órgão apresenta-se amarelado, mole, com volume aumentado


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Apoptose

A apoptose é a via de morte celular que é induzida por um programa intracelular regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradamseu DNA nuclear  e as proteinas citoplasmáticas.  A morte celular em tecidos normais como uma forma de regulação da população celular é fenômeno biológico conhecido. A apoptose é vista na involução de estruturas embrionárias e a própria involução do corpo lúteo é uma forma de necrose por apoptose.

      Causas De Apoptose

Ela ocorre normalmente em varias situações e serve para eliminar células indesejáveis ou potencial mente danosas e células que seja mais úteis. Apoptose é responsável por numerosos eventos fisiológicos, de adaptação e patológicos.

   Apoptose em Situações Fisiológicas 

A morte por apoptose é um fenômeno normal que elimina células que já não são necessárias. 

  • A destruição programada de células durante a embriogênese, incluido a implatação, organogêse, involução inerente ao desenvolvimento e metamorfose.
  • A involução dependente de hormônios nos adultos, tal como o colapso endometrial durante o ciclo menstrual.
  • A eliminação celular em populações celulares em proliferação, tal como o epitélio da cripta intestinal, para manter um número constante.
  • Morte das células do hospedeiro que já cumpriram seu propósito, tais como os neutrófilos, na resposta inflamatória aguda, e os linfócitos ao final da resposta imunológica.
  • Eliminação de linfócitos auto-reativos potencialmente danosos, antes ou depois de terem completado seu amadurecimento.
  • A morte celular induzida pelas celulas T citotóxicas, um mecanismo de defesa contra virus e tumores que serve para eliminar células infectadas com virus ou células neoplásicas.




   Fonte:Robbins & Contran;Tradução Da 7ª Edicão
    Mario R. Montenegro & Macello Franco

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Necrose

A necrose refere ao espectro de alterações morfológicas que ocorrem após a morte celular em um tecido vivo resultando, em grande parte, da ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. As células necróticas são incapazes de manter a integridade das membranas e seu conteúdo geralmente extravasa. Isso pode causar inflamação no tecido adjacente.


Lesões isquêmica e hipóxica


A hipóxia se refere a qualquer estudo em que existe uma redução do oxigênio disponivel. pode ser causada pela redução na quantidade ou na saturação da hemoglobina, a isquemia ocorre divido a uma redução no fluxo sanguineo, geralmente como consequência de uma obstrução mecânica no sistema arterial, mas as vezes como resultado de uma queda catastrófica da pressão arterial ou da perda de sandue. A lesãoisquêmica apresenta uma tendência para lesionar os tecidos  mais rápido do que a hipóxia.


Fatores fisiologico da necrose


Agente fisico:Ação mecanica, temperatura, radeação efeitos magnético.
Agente quimico:Substância tóxicas e não tóxica ,exemplo:tetracloreto de carbono, álcool, medicamentos, detergente, fenois e etc.
Agente biologico:Enfecção ueróticas, bacteriais ou micotica, parasitas e etc.






                                                             Fonte :Robbins
                                                                  &
                                                                Contran
                                                            Tradução da 7ª edição

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mecanismos das Lesões Celulares

Os mecanismos bioqui,micos resposáveis pela lesão celular são conplexos . Entretanto, existem vários principios que são levantes na maiorias das lesões das lesões celulare:
A resposta celular a estimulos nocivos depende do tipo da lesão, sua duração e sua gravidade.Assim pequenas doses de uma toxina quimica ou breves periodos de isquemia podem causar uma lesão reversivel, enquanto gandes dose da mesma toxina ou esquemia mais prolongada pode resultar em morte celular instantânea ou em lesão lenta, irreversivel, que levará inexoravelmente á morte celular.
As consequências da lesão celular dependem do tipo, estado e gau de adaptação da celulas danificada.O estado nutricional e hormonal da células e suas necessidades metabólicas são importantes na resposta ás lesões.Por exemplo, qual o grau de vulnerabilidade de um célula á perda do suprimento sagüineo e á hipóxia ?A célula muscular estriada na perna pode ser colocada em repouso absoluto quando é privada de seu suprimento sangüineo; mas o mesmo não acontece com o músculo estriado do coração.
A lesão celular resulta de anormalidade funcionais e bioquimicas em um ou mais compenentes celulas essenciais. Os alvos mais importantes dos estimulos nocivos são:(1) a respiração aeróbica envolvendo a fosforilação mitocondrialoxidativa e a produção de ATP;(  2) a integridade das membranas celulares, da qual depende a homeostais iônica e os osmótica da célula e de suas organelas ;(3) a sintese protéica ; (4) o citoesqueleto ; e (5) a integridade do componente genético da célula.



                                                                          Fonte: Robbins 
                                                                                &
                                                                            Cotran 
                                                                              Tradução da 7ª edição                                                                                                                                                                                                                                                

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lesões Celulares e suas Causas

     As causas das lesões celulares variam porem variar de acordo com a violência física externa, como por exemplo em um acidente automobilístico.
  Os estímulos nocivos são agrupados nas seguintes formas:
  Ausência de Oxigênio: Ocorre através da hipoxia , ou seja a falta de oxigênio levando a lesão celular, sendo que a hipoxia mais grave leva a morte celular.
 Agentes Físicos: Esses também tem capacidade de causar lesão celular , como mudanças bruscas na pressão atmosférica.
 Agentes Químicos e Drogas : Substâncias químicas como a glicose ou o sal em execesso podem causar lesões celulares diretamente ou por alteração da homeostasia eletrolítica das células.
 Agentes Infecciosos : Através de parasitas, como solitárias (vermes parasitas).
  




                                                                          Fonte de pesquisa:
                                                                               Robbins & Cotran
                                                                            Tradução da 7ª edição