A apoptose é a via de morte celular que é induzida por um programa intracelular regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradamseu DNA nuclear e as proteinas citoplasmáticas. A morte celular em tecidos normais como uma forma de regulação da população celular é fenômeno biológico conhecido. A apoptose é vista na involução de estruturas embrionárias e a própria involução do corpo lúteo é uma forma de necrose por apoptose.
Causas De Apoptose
Ela ocorre normalmente em varias situações e serve para eliminar células indesejáveis ou potencial mente danosas e células que seja mais úteis. Apoptose é responsável por numerosos eventos fisiológicos, de adaptação e patológicos.
Apoptose em Situações Fisiológicas
A morte por apoptose é um fenômeno normal que elimina células que já não são necessárias.
- A destruição programada de células durante a embriogênese, incluido a implatação, organogêse, involução inerente ao desenvolvimento e metamorfose.
- A involução dependente de hormônios nos adultos, tal como o colapso endometrial durante o ciclo menstrual.
- A eliminação celular em populações celulares em proliferação, tal como o epitélio da cripta intestinal, para manter um número constante.
- Morte das células do hospedeiro que já cumpriram seu propósito, tais como os neutrófilos, na resposta inflamatória aguda, e os linfócitos ao final da resposta imunológica.
- Eliminação de linfócitos auto-reativos potencialmente danosos, antes ou depois de terem completado seu amadurecimento.
- A morte celular induzida pelas celulas T citotóxicas, um mecanismo de defesa contra virus e tumores que serve para eliminar células infectadas com virus ou células neoplásicas.
Fonte:Robbins & Contran;Tradução Da 7ª Edicão
Mario R. Montenegro & Macello Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário