Os mecanismos bioqui,micos resposáveis pela lesão celular são conplexos . Entretanto, existem vários principios que são levantes na maiorias das lesões das lesões celulare:
A resposta celular a estimulos nocivos depende do tipo da lesão, sua duração e sua gravidade.Assim pequenas doses de uma toxina quimica ou breves periodos de isquemia podem causar uma lesão reversivel, enquanto gandes dose da mesma toxina ou esquemia mais prolongada pode resultar em morte celular instantânea ou em lesão lenta, irreversivel, que levará inexoravelmente á morte celular.
As consequências da lesão celular dependem do tipo, estado e gau de adaptação da celulas danificada.O estado nutricional e hormonal da células e suas necessidades metabólicas são importantes na resposta ás lesões.Por exemplo, qual o grau de vulnerabilidade de um célula á perda do suprimento sagüineo e á hipóxia ?A célula muscular estriada na perna pode ser colocada em repouso absoluto quando é privada de seu suprimento sangüineo; mas o mesmo não acontece com o músculo estriado do coração.
A lesão celular resulta de anormalidade funcionais e bioquimicas em um ou mais compenentes celulas essenciais. Os alvos mais importantes dos estimulos nocivos são:(1) a respiração aeróbica envolvendo a fosforilação mitocondrialoxidativa e a produção de ATP;( 2) a integridade das membranas celulares, da qual depende a homeostais iônica e os osmótica da célula e de suas organelas ;(3) a sintese protéica ; (4) o citoesqueleto ; e (5) a integridade do componente genético da célula.
Fonte: Robbins
&
Cotran
Tradução da 7ª edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário